Os erros mais comuns em uma entrevista de emprego em inglês

Sempre procuro perguntar aos meus alunos qual o principal motivo deles quererem aprender a falar inglês.

Nas respostas, em sua grande maioria, o grande motivo está relacionado a temas profissionais. O que faz sentido, visto que pessoas que falam inglês têm salários maiores e mais chances de serem promovidas ou conseguirem novas oportunidades no mercado. 

Junto com o objetivo de falar inglês para crescer profissionalmente, vem o medo de enfrentar entrevistas em que é necessário comprovar sua habilidade no idioma. Portanto, pensando em amenizar o seu medo e te ajudar a se preparar melhor para essas entrevistas, conversei com alguns alunos e, também, alguns recrutadores e juntei os erros mais comuns em uma entrevista de emprego em inglês. 

Now, pay attention and try not to repeat them. Let’s do it!
(Agora, preste atenção e tente não repetir isso. Vamos lá!)

  • Não se preparar 

Antes de qualquer entrevista, devemos nos preparar para possíveis perguntas e respostas, por isso, prepare-se com antecedência. Muitos, para evitar a ansiedade pré-entrevista, preferem apostar na improvisação e o resultado da entrevista é: fiasco! 

Não faça isso! Prepare-se. 😉 

  • Deixar o nervosismo te atrapalhar

O segundo ponto tem TUDO a ver com o primeiro, pois, se você se preparar para a entrevista, amenizará o nervosismo na hora do diálogo. Quando você treina respostas em inglês para possíveis perguntas, saberá responder até o que não foi cogitado. Portanto, mantenha-se calmo e consciente de que você já treinou antes e está apto para esse momento. 

Respire fundo e, se precisar de um tempo pra responder, peça ao recrutador. O importante é NÃO perder a calma e não deixar o nervosismo te atrapalhar. 

  • Se preocupar demais com o sotaque 

Esse erro não deveria ser cometido nem em entrevistas de empregos e nem NUNCA. Sotaque é um detalhe! Nós não somos nativos, portanto, é normal que tenhamos uma forma um pouco diferente de falar. Faz parte. O importante é falarmos e sermos compreendidos. 

Um dos erros mais comuns em entrevistas de emprego em inglês é o fato de se preocupar demais com o sotaque e desviar o foco para COMO você está falando e não em sobre O QUE você está falando. Isso atrapalha na construção do raciocínio e sua resposta pode sair atrapalhada, além de te deixar ainda mais inseguro(a) e nervoso(a).

  • Cometer erros com os “false friends”

“False friends” são palavras parecidas com as que temos em português, mas com significados totalmente diferentes. (Leia mais aqui sobre este tema)

Por parecerem com palavras do nosso idioma nativo, no nervosismo, podemos acabar nos confundindo e cair na pegadinha do “false friends”, falando a palavra com o som parecido ao do português, mas que no contexto da frase, não terá o menor sentido. 

Agora, sabendo que esse é um erro bastante cometido e, você vai se preparar melhor para a entrevista e vai ficar atento a este ponto para evitar que você cometa estes erros. 

  • Se empolgar e acabar falando besteira

Nas entrevistas em inglês, o ideal é encontrar um equilíbrio, ou seja, não dar respostas muito curtas que não aproveitem a sua habilidade no idioma, mas também não se empolgar por querer mostrar DEMAIS sua habilidade, porque nessa você pode acabar falando besteira e, ao falar demais, fugir palavras do seu vocábulo. 

Geralmente, os erros citados acima são coordenados pelo nervosismo do candidato. 

Portanto, não se preocupe em falar o inglês perfeito na entrevista e ser o melhor. Entrevistas em inglês, costumam ser mais um bate-papo para garantir o seu conhecimento e sua capacidade de manter um diálogo no idioma, sem perder o contexto e entender o que está sendo dito. 

Foque em se preparar e tentar manter-se calmo! 

See you.

Comentários

You May Also Like

Acorde amanhã mesmo mais produtivo

Como falar igual aos nativos?

5 expressões em inglês sobre sucesso

Descubra as vantagens de ser bilíngue